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Perfil Corporativo

A Cia. Hering, maior rede de franquias de varejo do Brasil, com mais de 135 anos de história, possuí um modelo de negócios diferenciado, caracterizado por incluir: gestão de marcas, produção e gestão de varejo.

 

Gestão de Marcas

O portfólio da Companhia é composto por 04 marcas fortes e com posicionamentos distintos:

 

Hering, estilo autêntico de ser, presente no dia a dia dos brasileiros - para adultos de todas as classes sociais;

Hering Kids, conforto e estilo para crianças de todas as classes sociais;

PUC, moda fashion e colorida para crianças de classes A e B; e

DZARM., moda para mulheres das classes sociais A e B, exaltando a sensualidade feminina.

 

O diferencial e os atributos das marcas são reforçados pelo desenvolvimento de seis coleções ao longo do ano: Férias, Outono, Inverno, Meia Estação (ou Primavera), Verão e Alto Verão - entregues em ciclos a cada duas ou três semanas, o que garante que sempre haja novidades nas lojas e estimula a frequência de visita dos consumidores.

Com o foco em gestão de marcas, a Companhia trouxe um novo modelo de gestão em 2013, com estruturas dedicadas para cada uma das marcas, trazendo maior capacidade de análise e antecipação de movimentos do mercado. Para o processo de construção das coleções, destacam-se cinco pilares de gestão: Merchandising, Estilo, Comunicação e Marketing, Visual Merchandising e Planejamento de Demanda. 

 

Produção

O modelo de produção híbrido é um dos diferenciais da Cia. Hering e é caracterizado pela combinação de produção própria, terceirizada e outsourcing (‘compra de produto acabado’) no mercado interno e externo garantindo flexibilidade e velocidade para atender à demanda do mercado. Este modelo permite buscar a melhor opção entre produzir internamente, terceirizar etapas do processo produtivo ou comprar o produto acabado - ‘make or buy’. Em média, 20% dos itens vendidos são comprados prontos (‘outsourcing’) e os 80% restantes são produzidos pela Companhia.

 

A Cia. Hering possui três polos industriais localizados nos Estados de Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte.

As plantas contemplam todas as etapas do processo produtivo: Malharia, Beneficiamento, Corte, Confecção, Acabamento e Embalagem. Algumas etapas do processo de fabricação podem ser realizadas por terceiros, especialmente na confecção/costura, as chamadas ‘facções’ – amplamente utilizadas na indústria.

 

As operações fabris aplicam tecnologia de última geração, possibilitando a rápida entrega de elevados volumes de produtos, com qualidade. A utilização dessa tecnologia propicia mais eficiência na produção, minimizando desperdício de matéria prima e permitindo melhor controle de custos. Para manter esta tecnologia, são realizados investimentos tanto no parque fabril com na aquisição de equipamentos e modernização da estrutura, além de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

 

Gestão Ambiental

O modelo híbrido de negócio da Companhia traz desafios distintos em relação ao impacto ambiental, em cada etapa da cadeia. O processo de produção exige investimentos relevantes, eficiência operacional e monitoramento para mitigar impactos ambientais. Em 2014, foi criado o Comitê de Meio Ambiente para acompanhar as ações realizadas e definir estratégias que possam trazer evoluções na gestão ambiental da Companhia. Dentre as ações realizadas, destacam-se: programa de gestão de resíduos sólidos nas unidades fabris; estação de tratamento de efluentes; uso de software para o corte de malha, permitindo a redução das sobras; investimentos em novas tecnologias para tingimento das peças de forma a reduzir o consumo de água, entre outros.

Para mais informações, clique aqui e acesse o Relatório de Sustentabilidade da Cia Hering.

 

 

Fornecedores

Nas operações com terceiros e na compra de produtos acabados, a Companhia busca fornecedores que produzam artigos com valor agregado e tecnologia. Para garantir o padrão destes produtos, a Companhia utiliza sua capacidade de influência e mobilização para aprimorar os padrões de produção e gestão dos fornecedores, através de estratégias de relacionamento e monitoramento, conduzidas por áreas de negócios distintas: (i) Insumos e serviços – fornecedores de várias regiões do Brasil, com segmentos e portes diferentes; (ii) Confecções parceiras  - ‘facções’ que assumem parte do processo de produção e (iii) Sourcing – confecções que realizam todo o processo de produção, entregando o artigo pronto. Em 2014, a base de fornecedores totalizava, aproximadamente, 650 fornecedores de insumos, 400 facções e 300 fabricantes de peças prontas para revenda (‘sourcing’) – este último, distribuído principalmente no Brasil, China, Índia e Bangladesh.  As práticas e políticas aplicadas aos fornecedores são tratadas no ‘Programa Moda Sustentável’ e definidas por prioridade, de acordo com o porte do fornecedor e grau de dependência em relação ao negócio. As ações de relacionamento com fornecedores estão distribuídas em quatro frentes: (i) Formalização do contrato e assinatura do Código de Conduta; (ii) Monitoramento através de auditoria interna e externa; (iii) Relacionamento por meio de pesquisas de autoavaliação e ouvidoria e (iv) Desenvolvimento da cadeia, através de encontros de fornecedores e capacitação.

Gestão de Varejo

A Cia. Hering possui dois centros de distribuição, estrategicamente localizados em Blumenau - Santa Catarina e em Anápolis - Goiás. A partir deles, é possível atender a todas as lojas próprias e franqueadas, os clientes Multimarcas e as webstores. O sistema de logística é integrado aos canais de distribuição, vendas, produção e compra de terceiros. Essa integração permite determinar a quantidade e periodicidade das distribuições, de acordo com a demanda no ponto de venda, níveis de estoque, características dos produtos e localização dos pontos de vendas. Os centros de distribuição recebem os produtos acabados das unidades de produção e de terceiros contratados já devidamente embalados e etiquetados com códigos de barras. Ao serem entregues ao transporte rodoviário, os produtos são separados de acordo com um roteiro previamente planejado, reduzindo o tempo de entrega e custo do transporte.

A Cia. Hering adota um modelo de distribuição multicanal com alta capilaridade, através de Franquias, Lojas Próprias, Multimarcas e Webstores. Em 31 de dezembro de 2016 a rede de lojas da Cia. Hering encerrou o ano com 816 lojas em todos os estados brasileiros, das quais: 644 lojas Hering Store, 63 lojas PUC, 106 lojas Hering Kids e 03 lojas da marca DZARM. Além disso, destacam-se 18 lojas franqueadas localizadas no Uruguai, Paraguai e Bolívia.

O canal de lojas representou 59,8% das vendas, sendo 20,3% lojas operadas pela Companhia e 39,5% lojas geridas por franqueados. Adicionalmente, a Companhia dispõe de mais de 18.000 clientes no varejo multimarcas, que respondem por 38,0% da venda e as webstores das marcas Hering, Hering Kids, PUC e DZARM, que juntas somaram 2,2% das vendas e é atualmente o canal com maior crescimento da Companhia.

 

Governança

A transparência e a boa reputação no mercado são atributos que a Cia. Hering procura conservar em seu negócio. As práticas de governança corporativa garantem a geração de valor para a sociedade, a prestação de contas e a adoção dos princípios de responsabilidade corporativa. Em 16 de maio de 2007, a Cia. Hering ingressou no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, padrão de governança corporativa altamente diferenciado, implicando na adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas, além da adoção de uma política de divulgação de informações mais transparente e abrangente. Visando o compromisso em atingir e manter altos padrões de governança, o Estatuto Social da Companhia contém todas as cláusulas mínimas exigidas pelo Regulamento do Novo Mercado, como por exemplo: mecanismo de proteção à dispersão da base acionária (‘poison pill’); maioria de membros independentes no Conselho de Administração; remuneração variável dos executivos alinhadas a métricas de geração de valor de curto e longo prazo, dentre outros. Para mais informações sobre Governança Corporativa, clique aqui. 

 

Última atualização em 07/01/2017

 

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